Recursos CSS3 Utilizados

A versão 3 do CSS (Cascading Style Sheets), trouxe muitos recursos para facilitar e agilizar o desenvolvimento web, deixando seu código fonte muito mais limpo. Seu grande objetivo é diminuir o número de requisições de imagens como background em situações mais simples como bordas arredondadas, gradientes e sombras, além de trazer consigo suporte a transições e diversos efeitos de animação. Como tudo não é um mar de rosas, nem todas as propriedades CSS3 são suportadas por todos os browsers.

Border-Radius

A propriedade border-radius gera cantos arredondados ao recipiente sem a necessidade de imagens.

                    	seletor{border-radius:2px; -moz-border-radius:2px; -webkit-border-radius:2px;}
                    

RGBA

Até a versão 2 do CSS, cores eram definidas a partir de números hexadecimais (#ff0000), com o CSS3, além dessa opção, podemos utilizar cores RGB e Alpha ao background. Você pode dizer que no CSS2 existe a propriedade opacity que gera transparencia, porém a grande vantagem do RGBA é que ele gera o alpha unicamente na cor utilizada, e não no recipiente todo.

                    	seletor{rgba(0, 0, 0, 0.5);}
                    

Transform

A propriedade transform irá transformar a forma dos elementos no ambiente bi ou tridimensional. Com ela podemos modificar a escala (scale), rotação (rotate), entre outros.

                    	seletor{transform:rotate(-1.5deg); -webkit-transform:rotate(-1.5deg); -moz-transform:rotate(-1.5deg); -o-transform:rotate(-1.5deg);}
                    

Transition

A propriedade transition trabalha com animações suaves para as transformações e demais propriedades css.

                    	seletor{transition:0.25s linear all; -webkit-transition:0.25s linear all; -moz-transition:0.25s linear all; -o-transition:0.25s linear all;}
                    

Conforme novos recursos forem integrados ao site essa página será atualizada.