Animação: Flash x Jquery

OAplicar animações nos projetos de site é uma técnica muito utilizada para quebrar a monotonia, e chamar a atenção dos usuários para determinados pontos e, atualmente, o flash é o recurso mais utilizado para esse tipo de desenvolvimento.

E qual o problema de utilizar flash para animações? Para o usuário que irá interagir com sua interface não há nenhuma diferença. Para quem desenvolve, dependendo a complexidade da animação, também não há diferença são apenas maneiras diferentes de chegar ao mesmo resultado visual. E para os buscadores? SEO? Semântica? Aqui entra o X da questão, o flash utiliza um arquivo compilado, o que dificulta seu correto entendimento pelos buscadores, e utilizando Jquery a marcação HTML é mantida intacta, com sua semântica correta, e apenas recebe as ações do Jquery.

E qual é sua melhor opção? Nesse momento não existe uma resposta para essa pergunta. Cada projeto necessita ser detalhado, analisado e estudado antes de decidirmos qual a melhor opção para determinado ponto do projeto. Use o bom senso analisando a relevância do conteúdo, acessibilidade de uma possível navegação e a usabilidade no item do projeto em questão.

Outra questão que pode ser levantada é o tempo de desenvolvimento. Enquanto o flash possui uma interface visual, o jquery possui somente um arquivo de javascript com as ações que os elementos HTML irão realizar. Sendo assim animações e interações mais complexas são, teoricamente, desenvolvidas mais rapidamente em flash, um fator que precisa ser analisado e levado em consideração durante o desenvolvimento do cronograma do projeto.

Essa discussão existe faz algum tempo entre os profissionais de ambos os lados e não é amanhã que irá terminar, nesse artigo deixei minha opinião como conhecedor dos dois lados da moeda, e não tenho em momento algum a intenção de dizer o que é certo ou errado.

Espero que tenham gostado e até a próxima!

voltar