Código fonte diferente para o Internet Explorer com PHP

Olá a todos, nesse tutorial veremos como renderizar seu código fonte diferente em broswers específicos, nesse caso no Internet Explorer, utilizando um script PHP. Nada contra a Microsoft, porém o Internet Explorer é o broswer onde eu e muitos webdesigners sempre temos algum problema ou outro de incompatibilidade ou renderização de código, o que nos leva muitas vezes a escrever elementos desnecessariamente para corrigir esses problemas.

Para verificarmos se o browser do usuário é o que estamos buscando vamos utilizar a função $_SERVER() do PHP e grava-la em uma função como no código abaixo:

                    	<?php
							$broserAtual = $_SERVER(“HTTP_USER_AGENT”);
						?>
                    

A função $_SERVER() é utilizada para recuperar informações sobre o broswer e sistema operacional do usuário, nesse caso estamos interessado em identificar o broswer, por isso utilizamos $_SERVER(“HTTP_USER_AGENT”).

Agora que já possuímos todas as informações sobre o navegador de nosso usuário, vamos procurar nessas informações pelos termos “MSIE” e “Internet Explorer”, e caso encontremos por um desses termos, esse browser é o Internet Explorer. Para realizarmos essa consulta utilizaremos a função strpos() do PHP, função que realiza a busca por um termo específicado por nós dentro de uma string, como no código abaixo:

                    	<?php
							$broserAtual = $_SERVER(“HTTP_USER_AGENT”);
                            $retorno = strpos($broserAtual, 'MSIE');
						?>
                    

No script acima utilizamos strpos($broserAtual, “MSIE”), onde $broserAtual é a variável onde gravamos as informações sobre o browser do usuário e “MSIE” é o termo que desejamos procurar. Essa função retornará a posíção onde o termo buscado foi localizado, e caso não o encontre retornará false. Para essa situação desejamos saber se o termo foi ou não encontrado, então perguntaremos através de um If se o valor retornado pela função é diferente de false, ou seja, se o termo foi encontrado.

                    	<?php
							$broserAtual = $_SERVER(“HTTP_USER_AGENT”);
                            $retorno = strpos($broserAtual, 'MSIE');
                            if($retorno !== false){
                            	echo 'Você está utilizando o Internet Explorer';
                            }else{
                            	echo 'Você não está utilizando o Internet Explorer';
                            }
						?>
                    

No script acima utilizamos o construtor de linguagem echo, esse construtor renderiza os valores informados, aceitando variáveis, strings e a concatenação de ambos.

Vale lembrar que nesse tutorial estou fazendo uma simples adição de strong à um documento em branco, mas você pode aplicá-lo em diversas situações dentro de seu código fonte segundo suas necessidades.

Como webdesigners nem sempre possuem conhecimentos de php, implementei ao texto uma breve explicação sobre os recursos utilizados no tutorial. Para saber mais sobre as funções utilizadas você pode navegar pelos links espalhados no decorrer do texto, ou acessar php.net/manual/pt_BR/.

Para fazer o download do exemplo, clique aqui.

Espero que tenham gostado, até a próxima.

voltar